sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Aula Teórico-Prática: Intervenções de Enfermagem ao Doente com Escarlatina

Olá a todos os membros da comunidade saudável!
Como deve ser do conhecimento geral, eu e a Inês somos neste momento portadoras da bactéria estreptococus beta hemolítico do grupo A, a qual tenho a certeza que todos conhecem, como bons estudantes de enfermagem que são! Ah pois é, agora falando como deve ser, nós temos Escarlatina e para quem não sabe, não se preocupe que nós passamos já de seguida a fazer a explicação necessária!
(E para quem não sabe, a Inês está doente porque gozou comigo! lol e entao olha, foi castigo=P)
Entao é o seguinte, a escarlatina é uma doença que afecta especialmente crianças em idade escolar (escola primária), e que se transmite através de gotículas de saliva ou secrecções infectadas ( não faço ideia de como é que eu contagiei a Inês lol) (o David feito esperto bebeu da minha água e agora anda com coração nas mãos, eu bem que o avisei lol).
De certeza que estão curiosos sobre os sintomas desta doença que aposto que quase ninguém sabe o que é... pois então é febre, dores de cabeça e de garganta muito intensas, vómitos, manchas pelo corpo inicialmente no pescoço (e diziam me que era uma reacção ao cachecol) e posteriormente no resto do corpo dando comichão por vezes (a Inês parece que tem sarna).
Agora, o motivo pelo qual não vamos à escola, porque vocês até podiam pensar que era por sermos baldas (ora essa!), é que esta doença tem um nível de contagio muito (muito muito muito, segundo a Inês) elevado e poderiamos contagiar as outras crianças para além de que temos que recuperar devidamente! (Senão podemos sofrer de febre reumática ou de glomerulonefrite, by Inês[não se riam que são coisas graves...])
ATENÇÃO: É importante compreender que uma pessoa pode apenas ser portadora da bactéria e não apresentar sintomas! No entanto contagia aqueles que lhe são mais próximos (e que ama=P: atenção às trocas de saliva)
O tratamento é feito à base da velha, mas não menos importante, penicilina (o cu da Inês que o diga...) eu tomo comprimidos que sou mais fina lol
Bem agora falando de coisas serias...
INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM AO DOENTE ESCARLATINOSO
- Apesar das pessoas mostrarem uma certa relutância ao contacto e quererem afastar-se de nós (há quem não queira os filhos em casa!), o doente que sofre de escarlatina necessita de AMOR e CARINHO como todos os outros! Queremos miminhos, festinhas, e palavras calorosas e não um: "chega-te pra lá", "não te babes para cima do meu puff" ou "olha, ve-lá se não te cai a pele!".
- Não maximize a ideia de que está errado beber pelo mesmo copo ou comer da mesma tigela de cereais.
- Evitar comentários como: " Não sei se já reparaste mas estás sentada em cima da minha cama" e "não te limpes na mesma toalha que a Daniela"
- Compreender que o doente com escarlatina necessita de ser alimentado à boca
- Ter sempre à mão papa Cerelac (nunca se sabe quando o doente não consegue engolir mais nada)
- Respeitar o desejo constante de cama que o doente demonstra.
Em caso de dúvida não hesite em contactar a Associação de Apoio ao Doente Escarlatinoso (AADE) a residir em Beja! (não fornecemos dados pessoais)
Um beijinho enorme e desculpem qualquer devaneio, da Inês Pinto e Daniela Raposo

2 comentários:

Shorty* disse...

Ou então podemos sempre dizer; "Inês, não fales para mim que tu babas-te a falar!" Desculpem lá, mas uma pessoa tem que se precaver... =p

As melhoras meus amores**

(Só para saberem, não apanhei isso porque apesar de shorty sou bastante forty) -> trocadilho parvo

Beijões e ADORO-VOS MUITO (com sarna ou sem sarna)

Anónimo disse...

espero que as meninas ja estejam boas =D

eu fiz a minha parte, fui ver a dona daniela e dei-lhe muito amor e carinho =)

apesar da arrancada do cao... mas uma pessoa nao pode saber tudo =P

beijao grande ***